Ecoponto

Introdução

Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, restos de poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. A população pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. A oferta destas áreas tem sido, gradativamente, ampliada em todas as regiões da cidade.

A ECO1000 segue EXIGÊNCIAS, referentes às informações técnicas necessárias para implantação de Pontos de entrega para pequenos volumes destinados ao recebimento de resíduos da construção civil e resíduos volumosos com limitação por volume., com a exploração da implantação e gerenciamento de ECOPONTOS.

Objeto

  • Ecopontos
  • Implantação de Galpões de Triagem
  • Programa de Informação e Educação Ambiental

A Eco1000 conta ainda com um sistema integrado de manejo e gestão de resíduos sólidos, utilizando tecnologias reconhecidas e demonstrada a sua capacidade técnica. Os processos, tecnologias e sistemas propostos para o sistema integrado de manejo e gestão de resíduos devem ser integrados e compatíveis com as características específicas dos resíduos gerados no MUNICÍPIO, de modo a proporcionar a minimização de resíduos aterrados e máximo reaproveitamento dos resíduos.

Implantação e operação de Ecopontos

Os Pontos de Entrega para Pequenos Volumes (ECOPONTOS) são Equipamentos públicos destinados ao recebimento de resíduos da construção civil e resíduos volumosos limitados a 1 (um) metro cúbico por descarga, gerados e entregues pelos munícipes, podendo ainda ser coletados e entregues por pequenos transportadores diretamente contratados pelos geradores, equipamentos esses que, sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente, deverão ser usados para a triagem de resíduos recebidos, posterior coleta diferenciada e remoção para adequada disposição.

Os ECOPONTOS deverão atender às especificações da norma brasileira NBR 15.112/2004 da ABNT. Os ECOPONTOS também serão utilizados pela população para entrega de materiais recicláveis secos.

A ECO1000 conta com PLANEJAMENTO DO SERVIÇO COM PROJETO BÁSICO DAS INSTALAÇÕES DOS ECOPONTOS a serem construídos, considerando o quantitativo e estimando a localização dos ECOPONTOS a serem implantados para todo o período da concessão, tendo em vista as diretrizes do PGIRS, além de outras informações que julgar apropriadas.

A localização das áreas para implantação dos ECOPONTOS será definida e fornecida pelo município, com base em estudos de demanda a serem realizados pela licitante vencedora, apontando a localização mais favorável dentro de cada bacia de captação, com uma distribuição estratégica nas regiões administrativas norte, sul, leste e oeste do município.

Os ECOPONTOS constituem postos de recebimento de resíduos com potencial para reciclagem ou cujas características os tornem inadequados para a coleta domiciliar comum, com volume limite de 1,0 m³ por carga, a serem instalados em locais estratégicos do Município, a fim de oferecer aos munícipes alternativas à coleta seletiva porta a porta de recicláveis e evitar o descarte irregular de resíduos da construção, demolição e volumosos em pontos clandestinos. Os resíduos a que se destinam os ECOPONTOS são:

  • Galhadas, restos de podas e aparas de jardins
  • RCC
  • Bens inservíveis volumosos
  • Resíduos Secos potencialmente recicláveis (plásticos, vidros, metais e papéis)

Descrição do serviço

Os ECOPONTOS constituem postos de recebimento de resíduos com potencial para reciclagem ou cujas características os tornem inadequados para a coleta domiciliar comum, com volume limite de 1,0 m³ por carga, a serem instalados em locais estratégicos do Município, a fim de oferecer aos munícipes alternativas à coleta seletiva porta a porta de recicláveis e evitar o descarte irregular de resíduos da construção, demolição e volumosos em pontos clandestinos. Os resíduos a que se destinam os ECOPONTOS são:

Os resíduos levados pelos munícipes até os ECOPONTOS serão acondicionados, de forma segregada e temporariamente, em contêineres estacionários de capacidades nominais variáveis e/ou baias de alvenaria.

A coleta é efetuada por veículos do tipo poli guindastes duplos e/ou caminhões roll on roll off para os resíduos armazenados em contêineres e pás carregadeiras e/ou mini carregadeiras e caminhões basculantes para os resíduos armazenados em baias, de acordo com o planejamento definido pela município.

Após a coleta nos ECOPONTOS, os resíduos da construção e volumosos deverão ser transportados até o Sistema de Tratamento e Disposição Final implantado em cada município, de onde serão encaminhados para o tratamento e a destinação final adequada ao tipo de material:

Os RCC serão encaminhados para Unidade de Triagem e Reciclagem de Resíduos da Construção Civil a ser implantada no Sistema de Tratamento e Disposição Final a ser implantado em cada município;

Os restos de poda e galhadas são destinados para a Unidade de Compostagem, no Sistema de Tratamento e Disposição Final, não sendo permitida a disposição final em Aterro Rejeitos;

Os resíduos volumosos serão encaminhados para oficinas de reforma, para as organizações de reciclagem ou retornarão para o produtor, acontecendo, nesse caso, a logística reversa.

Os resíduos recicláveis serão coletados pelas cooperativas ou associações de catadores contratadas pelo município para coleta seletiva pública, cujos galpões de triagem forem os mais próximos, para seu processamento.


  • Horário de Atendimento
  • De Segunda-Feira a Sexta-Feira
  • das 08:00 hrs às 17:00 hrs
  • Exceto feriados

  • Telefones
  • +55 (19) 98744-1000

  • Endereço
  • Avenida 59, 1591, Jardim Anhanguera
  • Rio Claro/SP
  • CEP 13501-560